Ana Pacheco

AnaPachecoFormada em Comunicação Social com mestrado em Antropologia e especialização em Roteiro de Cinema, Ana Cecilia Pacheco trabalha há 15 anos com audiovisual e educação. Coordenou o Fórum de Adolescentes da 4a Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes no Rio de Janeiro em 2004. Em 2006 recebeu uma bolsa do Programa Ibermedia para cursar o Master Iberoamericano de Roteiro de Cinema em Valencia, na Espanha. Foi jurada da Mostra de Escolas de Cinema no 55. Festival de San Sebastián e selecionada para o IBERTALENT – I Encontro Iberoamericano de Jovens Talentos no Festival Cinema Jove de Valencia.

Realizou o conteúdo audiovisual do site do Tim Festival e do Prêmio Tim de Música. Dirigiu o documentário Taquaruçu que participou de diversos festivais e recebeu menção honrosa no Festival Brasilidade Cinemateca do MAM/Instituto Goethe. Exibiu no Centro Cultural de España de Montevidéu o vídeo Tatuajes Invisibles parte de um projeto de videoinstalação que está desenvolvendo.

Professora de roteiro para série de TV no curso de Comunicação Social da Universidad Catolica del Uruguay, trabalhou como analista de roteiros para EGEDA (Entidad de Gestión de Derechos de Autor) para o concurso TAREULA em 2010. Trabalhou como Assessora do Núcleo de TV da MultiRio, no acompanhamento da produção de séries de TV desde sua concepção até sua exibição.

Roteirista da série infantil Gaby Estrella, exibida no canal Gloob. Participou desde o desenvolvimento e plenamente nas duas primeiras temporadas e como consultora de desenvolvimento na terceira temporada. No total foram ao ar 126 episódios. Além do sucesso de audiência e comercial, a série também foi indicada ao EMMY KIDS AWARDS 2014 (USA) e BANFF WORLD MEDIA FESTIVAL 2015 (Canadá) e ao APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) em 2013 e 2014.

Foi roteirista da etapa de desenvolvimento da série Juacas, em produção para o canal Disney X D .

A roteirista também é autora da série de ficção infantil ERNESTO – O Exterminador de Seres Monstruosos (e outras porcarias) – projeto que alavancou uma inédita co-produção o Uruguai, e conta com aporte do Fundo Setorial do Audiovisual. Está atualmente em fase de pós produção e com estréia prevista para 2016 na TV Brasil e Televisión Nacional del Uruguay.

É coordenadora do núcleo criativo Caleidoscópio, que reúne projetos em desenvolvimento para TV e cinema voltados para o público infanto-juvenil.

Advertisements